skip to Main Content

Você sabe o que é hardware e infraestrutura? O desenvolvimento da tecnologia provocou muitas mudanças na vida das pessoas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. E embora haja pessoas que compreendem muito essa área, alguns conceitos ainda podem causar dúvidas, como esses que foram citados logo no começo da leitura.
Se você quer saber mais sobre hardware e infraestrutura, então veio ao lugar certo! Esses conceitos podem e causam dúvidas em muitas pessoas, mas a partir de hoje eles não serão mais um problema para você. Então, vamos logo ao que interessa!

02

Hardware e infraestrutura

Hardware e infraestrutura podem ser definidos como duas coisas diferentes. A infraestrutura da tecnologia (TI) é o que engloba vários outros conceitos, como hardware, por exemplo. Para que você entenda melhor, vamos enumerar a seguir os componentes da infraestrutura de tecnologia:

  • Serviços Tecnológicos;
  • Tecnologia que gerencia dados;
  • Tecnologia de telecomunicações e rede;
  • Hardware.

Cada um desses componentes tem a sua função, e para que você entenda melhor como elas funcionam, falaremos de cada uma delas a seguir, começando por hardware.

Hardware

São os componentes físicos de um computador, ou seja, tudo aquilo que podemos alcançar com as mãos. São considerados hardware a placa de um computador, a tela, o teclado, e tudo mais que podemos tocar.
Muitas pessoas confundem esse termo com software, o que é um grande equívoco, pois software é aquilo que ajuda a desenvolver alguma atividade específica no sistema do computador, ou seja, são programas e nada tem a ver com a estrutura física do equipamento.

03

Serviços Tecnológicos

São serviços relacionados à empresa que utiliza a tecnologia, podem ser feitos pelos funcionários da própria ou companhia ou por uma equipe terceirizada.

Tecnologia que gerencia dados

É aquela que organiza todas as informações captadas pela rede para poder deixá-las disponíveis para os usuários.

Tecnologia de telecomunicações e rede

É aquela que se responsabiliza por conectar tanto vídeo, quanto áudio e outras informações.

Importância de boa infraestrutura

Uma empresa que atua no ramo da informática precisa ter uma boa infraestrutura. Agora que você já sabe o significado de hardware, é bom também compreender que dentro de uma empresa que atua no setor de tecnologia, um equipamento de trabalho em boas condições é fundamental.

04

Isso porque sua empresa não realiza tarefas que precisam de um suporte comum da tecnologia. São realizados processos mais complexos, que provavelmente precisam de um computador com memória o suficiente e que atuem com agilidade.
Isso faz não só com que os processos dentro da sua empresa possam ser realizados com mais eficácia, como também mostra a sua equipe que eles dispõem de todo o suporte que precisam para trabalhar.
Isso, inclusive, deixa até os funcionários mais motivados para realizarem suas tarefas no dia a dia. Um erro muito comum das empresas de informática é se esquecer da parte de hardware e infraestrutura.
Mas, agora que você já conhece os conceitos, não vai deixar que isso aconteça com o seu negócio, não é mesmo? Boa sorte!

Sua empresa cuidada por especialistas no seu tipo de negócio

Possibilidades e oportunidades infinitas de crescimento empresarial!

Back To Top